Importância da manutenção preventiva
Atenção a manutenção preventiva do seu carro particular, ou para quem é gestor, dos carros da sua frota, é parte de uma estratégia que compreende varias ações para evitar falhas e maiores problemas.
Mas, o que realmente é a manutenção preventiva? Ela é a melhor forma de manter o funcionamento e estado mecânico do seu veículo próximo ao de fábrica, realizada com o objetivo de evitar falhas, panes, paradas não programadas e até mesmo acidentes.
Dessa maneira, quando agimos preventivamente, evitamos que um mal maior aconteça com o veículo e com quem está dentro dele.
Quando a manutenção preventiva deve ser feitas?
É importante salientar, preciso acompanhar o tempo de uso, quilometragem e o ciclo de torcas das peças. Somente com esse acompanhamento, é possível implantar a manutenção preventiva na sua frota e determinar qual o melhor momentos de levar seu veículo para a manutenção.
Se ainda não faz esse acompanhamento, verifique o manual do fabricante, que determinará o tempo de vida útil de cada componente.
Um exemplo, de componente que exige a manutenção frequente, é a troca de óleo do motor, que deve ser trocado conforme a quilometragem estabelecida pelo fabricante.
A manutenção preventiva, pode incluir:
- Troca de peças desgastadas;
- Limpeza;
- Lubrificação;
- Inspeção de rolamentos entre outros serviços;
Por que é importante?
Ninguém quer ser surpreendidos com gastos e dores de cabeça de repente não é? O descuido com a manutenção, pode levar a parada do veículo e consequentemente, atrasos nas rotas e entregas. Além disso, a manutenção tem vantagens que fazem todo esse cuidado valer a pena.
Por exemplo, a manutenção normalmente fica mais em conta que um concerto. Ela também aumenta a ida útil dos componentes, reduzindo o número de trocas e gerando economia.
Já ouviu que prevenir é o melhor remédio? O mesmo vale com o seu veículo e coma sua frota! Se gostou desse conteúdo, continua acompanhando o blog na Nipponsat para não perder outras dicas como essa.


