Dicas para um planejamento de rota mais eficiente

 em Sem categoria

Traçar rotas é um dos grandes desafios para quem lida com a gestão de frotas. Hoje, no mercado existem muitas opções de sistemas de roteirização e aplicativos que ajudam a definir a rota mais eficiente. Nesse caso, basta encontrar a melhor solução, que encontrar as melhores rotas para suas entregas se torna uma tarefa mais fácil.

No entanto, é possível otimizar ainda mais seu planejamento e deixá-lo mais eficiente, já que imprevistos acontecem. Por isso, o planejamento da rota deve considerar muito mais que um ponto de origem e o de chegada e com as dicas abaixo, é possível melhorar a organização e logística da sua frota. Continue lendo para conferir!

Tenha um plano B

Definir o melhor trajeto, que considere coisas como prazo, combustível e outros riscos, ter um plano B deve ser parte importante do planejamento. 

Como já mencionamos, imprevistos acontecem, que podem ser desde acidentes nas estradas, até desastres naturais como enchentes. Tudo isso afetará sua rota principal e também sua entrega. Deixe uma segunda rota planejada para reduzir ao máximo as inconveniências para você e os clientes. 

Faça as manutenções preventivas

Você pode até definir o melhor trajeto, mas de nada adiantará, se o carro não estiver apto para isso, é nesse sentido que as manutenções preventivas se tornam importantes.

Crie um checklist com os itens que devem passar por manutenção e serem verificados com frequência para prever possíveis defeitos. Algumas dicas do que colocar incluem: pneus, sistema elétrico, óleo e tanque de combustível. 

Monitoramento de rotas

Algumas soluções quando integradas a um rastreador, fazem o monitoramento e ajudam muito na logística de empresas que lidam com grande número de veículos.

O monitoramento constante pode trazer benefícios como:

  • Proteção em caso de roubo ou furto;
  • Mais controle sobre as rotas e desvios;
  • controle sobre a qualidade do serviço prestado.

Como já dissemos ter um sistema específico para a organização das suas rotas pode te ajudar muito na tarefa de planejar suas rotas. Seguindo as dicas acima, esse processo pode ser ainda mais eficiente e econômico para sua empresa.

Então, se ainda não tem essa solução, clique no botão abaixo e fale com nossos consultores para conhecer tudo que a Nipponsat pode fazer pela frota.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário