Porque fazer o alinhamento e balanceamento da sua frota

 em Sem categoria

O objetivo do gestor de frota é ter todos os ativos (caminhões e outros veículos de transporte) sob controle. Esse controle inclui a manutenção preventiva, sendo um fator importante para segurança dos caminhões. 

O alinhamento e balanceamento dos pneus é um dos procedimentos que fazem parte na manutenção preventiva. O gestor de frotas deve estar atento a essas questões, que normalmente fazem parte de uma política de manutenção. 

Mas, porque o alinhamento e balanceamento é tão importante? Continue a leitura para saber!

Preocupação com a segurança

O alinhamento e balanceamento está relacionado ao desempenho e saúde das rodas e dos pneus. Por isso, é uma questão importante para empresas de transporte, pois, ela vai além da revisão. A manutenção do alinhamento e balanceamento dos pneus, também consegue prevenir gastos e garantir mais segurança ao veículo, motoristas e terceiros.

Sobre o alinhamento

O alinhamento é um dos procedimentos da manutenção que ajuda a ajustar os ângulos dos pneus. Se você dirige, já deve ter percebido em algum momento seu veículo puxando para algum lado. 

Este é um indicativo de que seus pneus precisam de alinhamento e quando isso acontece, exige maior esforço do motorista para manter o veículo alinhado a pode afetar o desempenho geral do caminhão.

Sobre o balanceamento

O balanceamento também está ligado as rodas e pneus, mas tem um objetivo diferente. O caminhão quando não está balanceado, faz o volante trepidar mais, principalmente em altas velocidades. Isso acontece devido a má distribuição de força nos pneus, que prejudica a dirigibilidade e estabilidade geral do veículo.

Porque fazer e quais as vantagens do alinhamento e balanceamento

Se você é um gestor que realmente se preocupa com o desempenho da sua frota, precisa ficar atento a esse ponto da manutenção. Isso garantirá que o alinhamento e o balanceamento dos seus caminhões sejam feitos na hora certa, sem gastos adicionais e certifica que eles terão um melhor desempenho por mais tempo. Veja outras vantagens:

  • Viagens mais seguras para o caminhão e condutor;
  • Economia do combustível;
  • Redução no desgaste de pneus;
  • Condução mais confortável.

Ou seja, fazer o alinhamento e balanceamento, ajuda na manutenção e segurança não só das rodas, mas de outros quesitos importantes do veículo e do seu negócio. 

Continue acompanhando o blog para mais dicas! Se você é um gestor, clique no botão abaixo e converse com nossos consultores para conhecer as soluções da Nipponsat para a sua frota.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário